Visita do Sr. Hulot ao Centro de Interpretação do Românico

O filme do Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, cujo projecto foi desenhado pelo gabinete Spaceworkers e dirigido pela Building Pictures, utiliza como referência uma das personagens mais emblemáticas criadas pelo cineasta Jacques Tati, o Sr. Hulot. Com o seu espírito curioso, ele convida o espectador a acompanhá-lo nesta visita.

Este projecto destaca-se pela inspiração na história do românico, em Portugal, e pela posterior reinterpretação dessa influência de forma contemporânea.

O filme começa no exterior e segue o Sr. Hulot, a personagem principal, um misterioso indivíduo, muito focado nos detalhes, que nos guia até ao interior do edifício. Lá, Mr. Hulot percorre o espaço, sempre olhando de perto os materiais que encontra e avaliando as suas texturas.

Depois de entrar, ele dá por si dentro do corpo central, um espaço amplo e luminoso, que antecede a entrada nos diferentes volumes, de tamanhos e formas diversos. Esse corpo central, além de estabelecer uma conexão entre eles, traz de volta a ideia de um claustro na era medieval. Um espaço cheio de luz, monumentalidade e gerador de experiências de vida.

O Sr. Hulot continua a saltar de sala em sala, surpreendendo o espectador, que continua a descobrir esses compartimentos com ele. Em cada uma das salas, ele encontra experiências que apelam a diferentes sentidos, como uma maquete, um filme ou um painel interactivo.

Com a chegada da noite, o Sr. Hulot volta ao exterior para admirar o edifício e a sua iluminação. O filme termina quando o Sr.Hulot encontra uma varanda por onde ele espreita entre as sombras.

 
 

[arquitectura]
Spaceworkers

[dirigido por]
Sara Nunes

[câmara e edição]
Sara Nunes

[música]
Bruno Ferreira

[sonoplastia]
Ana Pedro

[figurante]
Francisco Relvas

[criança]
Fausto

Anterior
Anterior

Lisbon Wood - Plano Humano Arquitectos

Próximo
Próximo

Fragmentos - Fragmentos