Casa dos Sobreiros

O filme produzido pela Building Pictures sobre a ‘Casa dos Sobreiros’, dos Trama Arquitetos, é a resposta a um pedido feito ao Google: “Google! Mostra-me como é viver… numa casa desenhada pelos Trama Arquitetos.”

Entramos na casa guiados por um automóvel e deparamo-nos com uma fachada cega em xisto e aço corten. Quando abrimos a porta, conseguimos perceber a estreita relação da paisagem e da natureza com o projecto, não apenas através dos enormes painéis de vidro, mas também através de um lago que atravessa a casa desde a zona da entrada até à sala de estar. A caixilharia, quando recolhida, sublinha a sintonia da casa do mesmo nome com a copa dos sobreiros, como um jardim que flutua no horizonte.

O filme acompanha o ritmo diário da casa e mostra a fluidez entre os espaços da cozinha, sala de estar, sala de jantar e os quartos, distribuídos no piso térreo da casa. É de salientar a qualidade construtiva e dos materiais e a forma como os espaços reflectem as rotinas, bem como os percursos que o dia-a-dia exige. Mesmo os espaços da casa de banho são tratados como se fossem espaços nobres da casa.

O filme termina com imagens nocturnas da casa e mostra a relação da iluminação com a arquitectura.

 
 

[arquitectura]
Trama Arquitetos

[filme]
Building Pictures

[dirigido por]
Sara Nunes

[câmara]
Sara Nunes

[edição]
Sara Nunes

[sonoplastia]
André Cardoso

[música]
Imagine Us de Brightarm Orchestra

Anterior
Anterior

Edifício Náutico - Subvert Studio

Próximo
Próximo

Much More Than a Window