O Primeiro Siza é um documentário sobre as Quatro Casas, a primeira obra de Álvaro Siza, concebida enquanto estudante, e o impacto da arquitectura na vida das pessoas.

REALIZAÇÃO

Sara Nunes

IDEIA ORIGINAL

João Rapagão e Sara Nunes


6 de Outubro — Estreia em Portugal

A partir do reencontro, 60 anos depois, entre o arquitecto e Fernando Neto, seu primeiro cliente e proprietário de uma das casas em Matosinhos, o filme revela como este projecto foi decisivo na sua carreira. Com entrevistas a Siza, aos habitantes das casas e ao crítico Francesco Dal Co, bem como imagens actuais e de arquivo, a narrativa mostra de que forma a arquitectura e a vida dos moradores se entrelaçam ao longo do tempo.


“O filme realizado por Sara Nunes regista com qualidade e rigor o essencial desta longa história. Um filme com muita frescura e autenticidade.”

ÁLVARO SIZA

Fotografia arquitecto António Menéres, cortesia autor, Escritório do Álvaro Siza do Edifício Imperial, Porto, 1957

Outro Documentário sobre o Siza?

A ideia do documentário nasceu a 17 de Abril de 2019, quando a realizadora Sara Nunes aceitou o desafio do arquitecto João Rapagão a filmar esse reencontro. “Nunca pensei em fazer um documentário sobre Siza”, confessa.

  • “Foi aí que percebemos que havia uma história única — a relação entre o arquitecto e o seu primeiro cliente, as histórias do processo e as vivências da casa, sessenta anos depois.”
    O reencontro entre Siza e Fernando Neto revela a dimensão colaborativa e participativa do projecto, que se estendeu desde a concepção até à construção. O filme explora as tensões do processo, como o dilema da escada — que os carpinteiros temiam não ser segura — e o conflito sobre a varanda, rejeitada por Siza mas defendida pela família. Essas negociações, desafios e adaptações contribuíram para uma obra de identidade única, transformando-a num verdadeiro laboratório de experimentação formal e construtiva.
    Este passo inaugura a trajectória de Álvaro Siza e antecipa elementos da sua linguagem. “Foi uma experiência muito rica para a minha formação!”, lembra.
    Reflectindo sobre a forma como era visto na época, afirma: “Na altura, mesmo com 21 anos, tinha mais poder do que hoje!” E conclui: “Já sei que existem muitas exposições, muitas conferências, muitas notícias nos jornais (...) mas a realidade é que há — não é um desinteresse — é desprezo pela arquitectura e pelos arquitectos!”
    O Primeiro Siza não é apenas um olhar sobre o passado, mas uma reflexão sobre o poder da arquitectura enquanto acto social. O filme revela como as casas se tornam testemunhos vivos das histórias daqueles que nelas habitam. Cada elemento da casa — das escadas ao portão — carrega uma história pessoal: um nascimento, um namoro, uma brincadeira, um concerto. “A arquitectura não são apenas paredes e tectos, mas espaços que transformam e definem as experiências de vida”, afirma a realizadora Sara Nunes.
    Sara Nunes (realizadora do documentário)

“O Primeiro Siza não é apenas um olhar sobre o passado, mas uma reflexão sobre o poder da arquitectura enquanto acto social.”


“Num tempo em que a crise da habitação domina o debate público, O Primeiro Siza convida a repensar o papel da arquitectura nas nossas vidas: “Mais do que construir casas, importa pensar nas vidas que nelas se constroem. Que tipo de cidades — e de países — queremos construir? Porque tudo começa na casa!”

REALIZADORA SARA NUNES


Making of

JOÃO RAPAGÃO

“Este não é mais um documentário sobre a vida ou a obra de A. Siza. É, antes, o registo da vida de quatro gerações, modelada e motivada pela arquitectura de uma de quatro casas pensadas e desenhadas por Álvaro Siza, ao longo de seis décadas. 

É, por isso, um documentário sobre os homens e a vida, enquadrada e alimentada diariamente pela arquitectura.  
Fernando Távora declarava que a arquitectura é vida. Acrescentava que a vida é bela. Este conceito poderia muito bem ser um título alternativo para este documentário.”


Exibições

24 de Abril 2025

MUSEU SERRALVES, Porto, Portugal
Sessão Privada

16 de Agosto 2025

CINEMA URBANA, Brasília, Shangai
Festival de Cinema 

31 de Agosto 2025

POWERSTATION ART, Shanghai, China

Sessão Privada

1 de Outubro 2025

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, Lisboa, Portugal
Estreia

2 de Outubro

CAIXA FORUM +, Estreia na plataforma de streaming em Portugal e Espanha

Estamos a preparar a tour de O Primeiro Siza e à procura de parceiros locais que queiram acolher uma sessão especial do filme na sua cidade ou região, a partir de Outubro de 2025.
Se gostariam de fazer parte desta tour e levar o documentário — e a sua história sobre o impacto da arquitectura na vida das pessoas — à vossa comunidade, cliquem no botão abaixo e iniciem connosco esta conversa.

Gostaria de exibir o filme?

 “É um documentário de arquitectura sim, mas é um documentário muito interessante sobre a importância da arquitectura na concepção do habitar.”

Este filme debruça-se mais sobre a relação de uma família que viveu nestas casas. É um documentário de arquitectura sim, mas é um documentário muito interessante sobre a importância da arquitectura na concepção do habitar. Recomendo vivamente a todos os espectadores que tenham a possibilidade de assistir este filme de realização de Sara Nunes com a colaboração do arquitecto João Rapagão . Eu tive a oportunidade de ver este filme, lá em Serralves e fiquei completamente vidrado no filme.”

JOEL CLETO


O que dizem sobre o filme


Notícias

“Um filme imperdível”

Ler notícia

Documentário sobre Álvaro Siza apresenta visão íntima e pessoal do arquiteto”

Ler notícia


Produtor Associado

Apoio

Hotel Oficial

Apoio Institucional

Patrocinadores

Parceiro Estratégico

Apoio Comunicação


Equipa

REALIZAÇÃO

Sara Nunes

IDEIA ORIGINAL

João Rapagão
Sara Nunes

PRODUÇÃO

Building Pictures

PRODUÇÃO ASSOCIADA

Caixaforum+

SCRIPT

Sara Nunes

GUIÃO ENTREVISTAS

João Rapagão
Sara Nunes

CONSULTORES CIENTÍFICOS

António Choupina
João Rapagão

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Álvaro Siza
Fernando Neto

ENTREVISTADOS

Álvaro Siza
Francesco Dal Co
Jorge Neto
Maria João Neto
Maria Manuel Neto

PARTICIPANTES

João Rapagão
Manuel Fernandes

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Sara Nunes

CÂMARA

Diogo Cunha
Miguel Salvador
Sara Nunes

ASSISTENTE DE CÂMARA

Maria Gonçalves

OPERADORES DE SOM

Ana Pedro
Joana Rodrigues

EDIÇÃO

Sara Nunes

MÚSICA ORIGINAL

Bruno Ferreira

SONOPLASTIA

Joana Rodrigues

DESIGN E GRAFISMOS

Mano a Mano

TRADUÇÃO E LEGENDAGEM

Eva Magro

CONSULTORIA JURÍDICA

Consularte

Próximo
Próximo

Woodstories